Cólica Menstrual

by - junho 21, 2017


Oiii queridhenhass! ♥ O assunto de hoje é na verdade uma dica rs

Cólica Menstrual



Bom, só as minhas amigas e amigos sabem o quão insuportável eu fico durante a tpm. E só eles sabem o quanto eu reclamo da bendita cólica. Eu sofro tanto com essas cólicas, que já me considero "vip" daquele hospital. Todo mês estou lá hahahaha 

Já fui ao médico e por incrível que pareça isso é "normal" (no meu caso é). E cansada dessa sofrência e de gastar muitos dinheirinhos na farmácia, resolvi pesquisar sobre essas cólicas e testar algumas coisinhas para ver se realmente funcionam. E não é que funcionaram?! Ah, queria dizer que é importante se consultar com um especialista nessa área. Afinal, eu não sou nenhum profissa nisso hahaha só estou compartilhando com vocês o que funcionou comigo e pode (talvez) funcionar com você também. 

Ah, grande parte dessas informações eu consegui no site da Buscofem, aqui vai estar tudo bem resumidinho, mas lá vocês encontrarão mais informações.

O que é cólica menstrual e porque a sentimos?


Todo santo mês sofremos por indesejáveis dores na parte abdominal, que vêm nos atormentar antes ou durante a menstruação. A dismenorreia, termo científico para a cólica menstrual, é tão tenebrosa quanto o nome sugere. A temida cólica é frequentemente associada a inusitadas (e não comprovadas) situações, como "gestar um filhote de dinossauro" ou "ter uma amostra grátis de parto" hahahaha. Bom, na verdade, esses são apenas jeitos mais fáceis de descrever o pesadelo da cólica para algum desavisado que nunca a tenha sentido. Porém, o que acontece dentro do nosso corpo é muito mais complexo do que as charadas sugerem. Vamos aos fatos!

Por que temos cólica?

A prostaglandina, é a substância que fará o útero contrair-se para que o endométrio seja eliminado do organismo. As contrações do útero comprimem os nervos e os vasos sanguíneos à sua volta, causando dores no baixo-ventre. E é assim que, finalmente, surge a cólica menstrual.

Por que temos a sensação de que tudo dói?

O principal sintoma da cólica é a dor na parte abdominal, mais precisamente no baixo-ventre. Muitas vezes, essa dorzinha chata se irradia para as costas e para os membros inferiores. Dependendo da sua intensidade, a cólica pode gerar outros sintomas, como náuseas, vômitos, diarreia, tontura ou dores de cabeça. Isso ocorre porque o mesmo excesso de prostaglandina que causa a cólica intensa também afeta outros órgãos, gerando essa série de sintomas indesejáveis.

Faz parte!

É… A cólica menstrual está dentro de um enorme processo totalmente natural para o corpo feminino com o qual temos de conviver todo mês. Por isso, é importante saber lidar com as decorrências do ciclo menstrual naturalmente, sem deixar que as dores e os desconfortos nos impeçam de realizar qualquer atividade comum à nossa rotina. 
Durante o período da menstruação, mantenha hábitos saudáveis que ajudem a amenizar os sintomas.


Então vamos direto pra parte que nos interessa! Chega de mimimi...

Como amenizar a cólica menstrual


1. Tomar medicamentos para o alívio das dores como analgésico de venda livre. Esses medicamentos podem ajudar a tornar as cólicas menos intensas, tudo com orientação médica.

2. Descanse “O simples ato de deitar com a barriga para baixo, apoiada em um travesseiro, comprimindo-a, já ameniza as dores”, diz a fisioterapeuta Deborah Supino.

3. Faça exercícios e alongamentos. Eles soltam os músculos e aliviam a dor. Atividades como alongamento, ioga, caminhadas ou andar de bicicleta ajudam. Feitos de forma regular e moderada, liberam endorfinas e amenizam as dores.

4. Massageie a parte debaixo da barriga. Isso ajuda a relaxar os músculos.

5. Aqueça-se. Tome um banho quente ou pegue uma bolsa térmica para colocar na parte inferior da sua barriga ou das suas costas. Um pouco de calor reduz as dores das cólicas menstruais. Coloque a bolsa térmica na região lombar e no abdomen. O calor estimula a irrigação, relaxa a musculatura e ameniza o impacto das contrações do útero.

6. Evitar ingerir cafeína (coca cola, chocolates, cafés) no período pré menstrual e durante.

7. Consuma alimentos naturais com poder anti-inflamatório. Alguns alimentos são verdadeiros relaxantes musculares, como inhame, vegetais de cor escura, banana, beterraba, aveia, tofu, abobrinha, couve, salmão, castanha do Pará e atum. Porém, estes alimentos devem ser incluídos regularmentes em sua dieta: consumi-los somente no período das cólicas não trará alívio algum.

8. Beber muito liquido.

9. Comer muitas fibras.

10. As ervas podem ajudar as mulheres em uma variedade de problemas associados ao ciclo menstrual, como dores, fluxo intenso, ciclo irregular, tensão pré-menstrual, menopausa e também infecções vaginais. Veja algumas dicas de chás que podem sim aliviar o desconforto das cólicas menstruais, Chá de Camomila, Chá de Calêndula, Chá de Orégano, Chá de Folha de Framboesa, Chá de Gengibre.

Eu estou testando esses chás e o de Camomila tem me ajudado bastante. Só tem sido difícil abrir mão dos chocolates hahahaha
Bom essas foram as dicas de hoje amores. ♥
E vocês, sofrem com cólicas menstruais? O que fazem para aliviar os sintomas? Deixem nos comentários! 

Espero que tenham gostado! Beeeeeijos! ♥




You May Also Like

0 comentários